Grandes construções ao redor do Mundo – Ópera de Sydney

Ópera de Sydney

Sejam bem-vindos ao segundo episódio de “Grandes construções ao redor do Mundo” 🌎 Hoje vamos falar da Ópera de Sydney (ou Opera House).

Inaugurado em 1957, a Ópera de Sydney é um dos pontos turísticos mais visitados da Austrália, atraindo aproximadamente um milhão de pessoas que vão até lá assistir à apresentações que acontecem praticamente todos os dias.

A obra, que fica na Baía de Sydney, foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 2007 e atualmente é um centro cultural nacional de grande reconhecimento e respeito. Local para espetáculos, possui salas de música, estúdio de gravações, sala de ópera, sala de concerto, foyers, teatros, biblioteca, cinema, sala de exposições e restaurantes. Desde a sua abertura, tem atraído e servido de palco para importantes artistas de todo o mundo. 

ARTISTAS QUE JÁ PASSARAM POR LÁ:

CONSTRUÇÃO E ESTILO

A construção começou em 1957 e foram gastos US $ 102 milhões ao longo dos 16 anos de obra. O edifício foi projetado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon. No estilo moderno e expressionista, chama a atenção pelo telhado branco em forma de conchas.

As superfícies de cerâmica branca foram desenvolvidas pelo arquiteto junto à Höganäs na Suécia, uma das melhores fábricas de cerâmica do mundo, e com inspiração na tradição de cerâmica chinesa. A parede de vidro possibilita uma visão espetacular do porto e foi construída por uma estrutura de aço leve e inspirada nas asas dos pássaros. E por último, a enorme plataforma de granito vermelho foi inspirada pelos paredões de arenito do porto de Sydney.

O edifício fica todo iluminado de branco durante a noite e em datas especiais recebe iluminações coloridas e comemorativas.

Vivid LIVE – Festival anual de luzes

O TELHADO

O telhado foi um desafio que levou quatro anos para ser concluído. As conchas possuem mais de 1 milhão de azulejos de duas cores diferentes: branco brilhante e creme fosco. Ele é suportado em 588 pilares de concreto afundados até 25 metros abaixo do nível do mar. 

Veja o vídeo sobre a Ópera de Sidney no nosso Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy