Grandes construções ao redor do Mundo – Empire State Building

Empire State Building

Sejam bem-vindos ao primeiro episódio de “Grandes construções ao redor do Mundo” 🌎 E na estreia temos o clássico: Empire State Building, um dos pontos turísticos mais importantes do país e uma parada necessária ao visitar a cidade.

Essa obra icônica fica localizada no centro de Manhattan, em Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Inaugurado em 1931, foi considerado o prédio mais alto do mundo até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center, em 1972.

Tombado pela Comissão de Preservação de Lugares Históricos da cidade em 1981 e classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

Arquitetura e Estrutura

Foi projetado no estilo art déco, marcante na década de 1920, por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon. Utilizou de formas geométricas, ornamentos, metal, aspecto brilhoso, iluminação e altura.

As luzes na fachada do prédio mudam de cor em ocasiões especiais, como no Dia de São Patrício, no Natal e no Dia da Independência do México. No ano que recebeu a iluminação colorida em seu topo, em 1976, o prédio chegou à marca de 50 milhões de visitantes.

50.000 vigas de aço foram montadas e revestidas com vidro, tijolos e calcário. A fachada é composta por 5.700 m3 de calcário e granito, 10 milhões de tijolos, 730 toneladas de alumínio e aço inoxidável. Hoje em dia, o edifício tem capacidade para abrigar 20 mil inquilinos e 15 mil visitantes.

No mais, o prédio também foi projetado para não ter janelas. Possui vidros aplicados diretamente nas paredes com uma moldura de aço ao redor. Isso foi feito para evitar acidentes, já que, estando a 300 metros de altura, uma pessoa que abrisse uma janela poderia ser derrubada pela força do vento.

Construção

As escavações no local começaram em 22 de Janeiro de 1930. O projeto envolveu 3.400 trabalhadores, em grande parte imigrantes da Europa e centenas de Mohawk (tribo de índios) principalmente da reserva Kahnawake próximo a Montreal. É importante ressaltar que na época não era obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e nem proteção específica para se trabalhar nas alturas. De acordo com os dados oficiais, 5 trabalhadores morreram durante a construção. 

A construção foi parte de uma intensa competição em Nova York pelo título de Edifício Mais alto do Mundo. Os outros projetos concorrendo pelo título, 40 Wall Street e o Chrysler Building, ainda estavam no projeto quando as construções começaram. Ambos teriam mantido o título por menos de um ano, quando o Empire State os superou em sua conclusão, apenas 410 dias após as construções começarem.

O prédio até estabeleceu um recorde de construção, pois conseguiam realizar, em média, 4,5 casas por semana.

Participante assíduo das telinhas!

Nenhum prédio do mundo foi cenário de tantos filmes! Palco para grandes produções cinematográficas, como King Kong, Independence Day, Superman ll e Homem Aranha, além de séries de TV, como  Friends e Sex and the City. Com certeza você já viu um filme ou seriado em que o edifício aparece!

Ficha técnica

Arquiteto: Shreve, Lamb and Harmon
Engenheiro: Homer Gage Balcom
Estilo: Art déco
Área construída: 185.000 m2
Peso da estrutura metálica: 60.000 toneldas
Fundações a 17 m abaixo do nível da rua: Concreto armado
Esqueleto estrutural: Pilares e vigas metálicas
Laje de piso: Sistema misto especial
Instalações completas e serviços: Hidráulicas, sanitárias, elétricas, telefônicas, TV, ar condicionado, aquecimento
Altura até o 103 andar: 373 m
Altura até o topo da antena: 443 m
Data de inauguração: 01/05/1931
Orçamento: R$ 40.948.900

E, você? Já visitou? Conta aqui pra gente!

Veja o vídeo sobre o Empire State no nosso Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy