Grandes construções ao redor do Mundo: Coliseu de Roma

Coliseu de Roma

O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano, incluído pela Unesco na lista dos Patrimônios da Humanidade, é um grandioso monumento histórico e arquitetônico de formato cilíndrico que está localizado na capital da Itália, Roma.

É um dos maiores exemplos da arquitetura romana. Mostra a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga e em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

HISTÓRIA

O Coliseu foi construído no século I (cerca de 70 d.C.). Sua construção foi inciada no governo do imperador Vespasiano e concluída quando seu filho, Tito, estava no poder.

A objetivo principal era o entretenimento do povo. Ou seja, um lugar para os espetáculos, eventos e a luta dos gladiadores romanos.

Assim que foi inaugurado pelo Imperador Tito, realizaram 100 dias de jogos nas arenas. As atrações incluíam execuções, batalhas navais, combates de gladiadores, lutas e caça de animais, dentre outros.

Alguns dos eventos realizados no Coliseu de Roma contavam com cenários produzidos e vários deles estavam baseados na mitologia romana.

Ele foi utilizado para entretenimento durante 5 séculos. Séculos depois, como base militar. Durante a Renascença – a partir do século XV – o local foi diversas vezes saqueado. Sendo assim, perdeu grande parte de seus materiais valiosos.

ESTRUTURA

A parede externa preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado. Nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, as pequenas e famosas janelas retangulares.

Os assentos eram de mármore e a arquibancada dividia-se em três partes, e correspondia às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres.

A tribuna imperial ficava no podium e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados.

Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores. Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. As arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas e em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado.

CURIOSIDADES

  • Inicialmente, ele possuía três andares e depois foi adicionado outro.
  • O Coliseu possui 45 metros de altura que corresponde a um prédio de dois andares.
  • No total, foram seis anos para a conclusão da obra.
  • O Coliseu foi construído com concreto e areia. Também foram utilizados: pedra, mármore e ladrilho.
  • Na Roma Antiga, ele abrigava entre 50 e 80 mil pessoas. Possuía cerca de 80 escadas, o que facilitava a saída de tanta gente.
  • Durante os Jogos Inaugurais estima-se que morreram cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.
  • A arena media 87,5 metros por 55 metros.
  • Alguns espetáculos incluíam animais exóticos, os quais eram importados da África como leões, panteras, elefantes, rinocerontes, girafas, etc.
  • As arquibancadas eram divididas segundo as classes sociais: o pódio, para as classes altas; a maeniana, para a classe média; e os pórticos, para a classe baixa.
  • Ele foi construído no local que sofreu com um grande incêndio durante o governo do Imperador Nero.

Confira o vídeo no nosso Instagram

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy