Evite esses 5 erros de engenharia

Os eventos catastróficos da humanidade

E com os erros a gente deve aprender! Um pequeno detalhe pode ser a causa da morte de milhares de vidas.

Dá uma olhada nesses desastres que aconteceram devido a falhas de segurança e/ou nos projetos executados por engenheiros e profissionais não qualificados e de forma irresponsável.

1 – Torre de Pisa:

Sabe aquela torre famosa pela sua inclinação? A Torre de Pisa, localizada na Itália, é uma obra de arte em mármore branco, realizada em três fases ao longo de um período de cerca de 177 anos.

O que aconteceu? No século XX, a torre passou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro por ano. Quando essa pendência em relação ao eixo chegou a 4,5 metros, em 1990, ela foi fechada ao público, devido ao risco de desmoronar. A causa desse “entortamento” vem do terreno instável, composto por camadas de areia e argila.

E não caiu até hoje? A física explica! O seu tipo de equilíbrio é estável. Com a inclinação, o seu centro de gravidade ocupa uma posição mais alta, o que gera um torque que impede sua queda. Engenheiros falam que ela ficará estável por mais 200 anos.

2 – Usina Nuclear de Chernobil:


É quase impossível você não ter ouvido sobre essa história. A famosa Usina Nuclear fica em Chernobil, na Ucrânia.

O que aconteceu, afinal? O Local havia sofrido uma sobrecarga de energia durante um teste de capacidade. O sistema de resfriamento parou de funcionar e isso gerou um superaquecimento do núcleo, que chegou a atingir temperaturas muito quentes. Esse calor todo acabou provocando uma explosão de vapor, destruindo o teto do reator, que pesava mais de mil toneladas.

Após o acidente, 130 mil pessoas tiveram que se mudar. Toda essa área foi abandonada e se tornou inabitável para o ser humano. A OMS estima que 4 mil pessoas tenham morrido. Já o Instituto de Radiologia de Kiev, conta 31 mortos e 50.000 contaminados, com níveis de radiação capazes de matar no longo prazo. Além disso, são muitos os relatos de que milhares de pessoas contraíram câncer.

3 – Hyatt Regency Hotel:

O Hotel Hyatt Regency fica localizado em Missouri, EUA. Sua construção teve início em 1978 e foi inaugurado em 17 de julho de 1981. O desastre metou 114 pessoas e deixou mais de 200 feridos durante uma competição de dança, contando com 2000 dançarinos reunido.

As passarelas do segundo e quarto andar colapsaram caindo no chão do hotel. Da maneira que foi construída, teria a capacidade de suportar apenas seu peso próprio, e acabou não resistindo a carga das pessoas em cima dela.

Os engenheiros da Jack D. Gillium and Associates, que assinaram os desenhos finais, foram condenados por má conduta e atitude anti-profissional. Os registros profissionais foram caçados e o proprietário do hotel pagou mais de US$ 140 milhões em ações judiciais para as vítimas e/ou suas famílias.

4 – Plataforma Deepwater Horizon:

Em 2010, a plataforma de petróleo Deepwater Horizon explodiu no Golfo do México, nos EUA, espalhando uma grande mancha de óleo pelo mar que se foi até a costa de diversos estados do país. Após ficar dois dias em chamas, a embarcação afundou.

O acidente foi resultado de uma falha mecânica durante a fase final de perfuração de um poço de petróleo no subsolo marinho. É estimado que 680 milhões de litros de petróleo foram lançados ao mar. O desastre deixou 17 trabalhadores feridos e matou 11 pessoas. Além disso, o derramamento causou a morte de 8 mil animais.  

5 – Tanque de Melaço:

O acidente, que ficou conhecido como “Grande Dilúvio de Melaço”, aconteceu na cidade de Boston, nos EUA. Um tanque de melaço usado pela produtora de etanol Purity Distilling Company explodir a 15 metros de altura do chão.

A empresa, focada apenas em gerar lucro, acabou não contratando engenheiros qualificados para o projeto do tanque, que foi montado inadequadamente e testado poucas vezes. Por consequência, em média, 150 pessoas ficaram feridas e outras 21 morreram esmagadas e afogadas pelos detritos que escorriam pelas ruas de Boston.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy