Obras Olímpicas de Tóquio – da cultura e tradição japonesa à modernidade

Nesse clima de final Olímpica e nos preparos para as Paraolimpíadas, vamos mergulhar na cultura japonesa e conhecer um pouco das Obras das Olimpíadas de Tóquio.

A Vila Olímpica apresenta 21 prédios em 440 mil metros quadrados. Possui um design incrível e arquitetado para ser sustentável com estruturas feitas de papelão reciclável, por exemplo, como as camas.
A praça foi feita com 40 mil madeiras doadas por 63 governos municipais japoneses que serão desmontadas e devolvidas aos mesmos. Após o término dos eventos, a Vila se transformará em um bairro residencial de luxo.

PRINCIPAIS ARQUITETURAS:

Estádio Nacional

O Estádio Nacional é de autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma e conta com estruturas feitas de materiais de construção tradicionais, como a madeira de Cedro do país e tem capacidade para 60 mil pessoas.

Centro Tatsumi

O Centro Tatsumi, um grande polo aquático, foi refeito pela Environment Design Institute. Se encontra às margens da Baía da cidade e tem capacidade para 15 mil pessoas.

Estádio Yoyogi


O Estádio Yoyogi foi projetado por Kenzo Tange, um dos arquitetos modernistas mais consagrados do Japão. O design é uma mescla da estética modernista ocidental e da arquitetura tradicional japonesa.

Arena Ariake

A Arena Ariake foi idealizada pelo arquiteto Kume Sekkei. O teto convexo chama a atenção, se destaca na cidade e é revestido por painéis solares.

Estádio de Azuma

O Estádio de Azuma foi construído sobre uma das regiões mais afetadas pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima de 2011. É chamado pelos japoneses de “o símbolo dos jogos da reconstrução”.

Sea Forest Waterway

O Sea Forest Waterway fica em uma ilha artificial da Baía de Tóquio. Tem capacidade de 24 mil pessoas e uma piscina com 8 faixas protegida por uma barragem.

Nippon Budokan

O Nippon Budokan é uma construção recuperada de 1964. Sua arquitetura remete aos templos japoneses antigos pela forma octogonal do edifício, possui um teto curvo que emoldura a forma do Monte Fuji.

Arena de Saitama

A Arena de Saitama é considerada uma das maiores instalações esportivas do país e tem capacidade para cerca de 20 mil pessoas.

E, você, já voltou pra realidade ou ainda está no clima de torcedor? 🇧🇷

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy