Entre em contato

Planejamento e orçamento

Todo processo de gestão da construção é baseado em informação.

BIM é a Modelagem da Informação da Construção, ou seja, além de um modelo tridimensional que simula a construção, é um centralizador de informações, que pode servir para abastecer todos os processos envolvidos em todo o ciclo de vida de uma edificação.

BIM 4D

É o nome dado aos modelos que além de informações tridimensionais trazem consigo também a informação de associação com o tempo/duração de construção. É no cronograma de obras, ou sequenciamento de atividades que encontramos hoje o principal uso de BIM associado ao planejamento de obras.

Softwares como o Autodesk Navisworks permitem a conexão de cronogramas de obra, elaborados principalmente no MS Project, com modelos BIM. O resultado disso  são simulações de construção onde o modelo é construído em função da duração e do vínculo das atividades previstas no planejamento.

Além de permitir simulações e visualização da construção virtual, a utilização de BIM no planejamento também permite estudos de logística de canteiro de obra: armazenamento de materiais, locação de equipamentos (gruas, por exemplo), entrada e saída de veículos que transportam materiais.

BIM 5D

Modelos BIM permitem a extração automática de todos os elementos modelados. Além disso, a possibilidade de criação de infinitos parâmetros com informação no modelo facilita este processo e permite alto nível de organização na extração de quantitativos.

Se somarmos a isso o processo facilitado de compatibilização quando trabalha-se em BIM, evidencia-se que a assertividade dos quantitativos cresce muito e mitiga os erros recorrentes em compras de obra, e precisão de custo

Construção

Além de todas as facilidades já mencionadas que o BIM proporciona para a construção,- qualidade de informação, projetos compatibilizados, facilidades de gestão – podemos ainda citar aplicações desta tecnologia de forma direta no canteiro de obras.

Uma delas é a possibilidade de termos projetos multidisciplinares em obra. O modelo permite exportação de pranchas com plantas, elevações, imagens 3D, cortes. Contudo, não mais é necessário um projeto por disciplina de projeto. Agora podemos visualizar um projeto executivo contemplando todos os elementos de construção.

Outra opção é abandonar os papéis. O modelo que simula a obra pode ser levado até ela em um tablet, permitindo infinitas visualizações, manipulações e comparações da construção virtual com a construção real.

Melhore seu negócio e expanda seu campo de visão. Entre em contato conosco hoje e veja por si mesmo o quanto sua empresa pode ser aprimorada usando a tecnologia.

Entre em contato