A operação e manutenção correspondem a 75% do custo de uma edificação relativo à sua vida útil. Dessa forma, qualquer ganho de eficiência e redução de custos tem um impacto muito grande na empresa que administra o empreendimento.
O BIM auxilia nessa etapa permitindo a criação de um banco de dados do edifício, possibilitando acompanhamentos de inventários e automações de avisos para a manutenção preventiva de equipamentos.
É necessário entretanto um acompanhamento e processos de gestão para manter o modelo atualizado e condizente com a edificação. Pesquisas recentes estão começando a vincular modelos de simulações energéticas com o modelo da edificação construída e alimentada com sensores para encontrar com facilidade áreas do edifício que estão com um consumo excessivo em comparação com o predito e, assim, possibilitar ações para sanar o problema.
Melhore seu negócio e expanda seu campo de visão. Entre em contato conosco hoje e veja por si mesmo o quanto sua empresa pode ser aprimorada usando a tecnologia.
Entre em contato